segunda-feira, 13 de maio de 2013

F12013 Espanha

De volta de uma boa pausa, vamos para a Espanha acompanhar mais um emocionante episódio da novela: "Pneus Pirelli Fritos".

Espanhol
Eu ia escrever mais, mas como passei o fim de semana doente, o texto será mais curto (ou não).
Nesse episódio esperava-se mais um massacre alemão na Espanha, algo regular nos últimos tempos, mas o que vimos foi um retorno do Asturiano mais amado pela Santander ao topo do pódio. Mas, claro, a corrida não teve só isso.



FORMULA 1 GRAN PREMIO DE ESPAÑA 2013

Catalunya

Data da Corrida: 12 Mai 2013
Nome do Circuito: Circuit de Catalunya
Primeiro Grande Prêmio: 1991
Número de Voltas: 66
Tamanho do Circuito: 4.655 km
Total da corrida:  307.104 km
Recorde de Volta: 1:21.670 - K Raikkonen (2008)
fonte: formula1.com

Primeiro queria destacar o grande cavalo paraguaio da temporada: Mercedes. Os carros prateados fazem excelentes qualificações, até tentam brigar, mas em 10 voltas andam tanto quanto uma equipe intermediária - o que é muito ruim pra um carro de que se esperava vitórias e briga pelo campeonato. Esse rendimento péssimo se deve (mais uma vez) ao desgaste que o possante causa nos Pneus Paçoquita. Fica evidente que Rosberg e Hamilton teriam tudo para disputar o campeonato se não fosse a charanga que deram na mão deles. Mas ainda me chama muito a atenção como o filho do Keke está melhor que o inglês, conseguindo não apenas classificar à frente como terminando seis posições à frente. O Hamilton foi tão mal que terminou atrás da MacLaren, a carroça oficial do campeonato.
Luciano Burti treinando para sua nova função na Globo
(Nesse momento você se toca, telespectador da Rede Globo, que Luciano Burti está na transmissão da corrida, mas praticamente apenas para traduzir as conversas de rádio. Será que isso se deve ao fato de que Rubinho é muito melhor comentarista que ele, mas o Luciano não podia ficar sem contrato? Ou será que é porque o Rubinho não consegue acompanhar o rádio tão bem quanto o Burti? De qualquer forma, ser transferido do cargo de comentarista de F1 pro de telefonista/tradutor simultâneo não parece ser algo lá muito bom pro currículo).
Outra decepção dessa corrida, pelo menos pra mim, foram as Force India, que não conseguiram manter os bons resultados. Eu acredito e muito que a equipe do Mallya pode chegar no topo e se tornar uma das grandes, mas é preciso ainda muito trabalho.
Raikkonen rindo, ao perceber a ironia.
Outra que não mostrou muito a que veio foi a Red Bull. Não que tenha ido mal, mas quem quer ser campeã não pode se contentar com 4º e 5º lugares. O problema na verdade nem foram as posições - pois Vettel ainda lidera o campeonato - mas a demonstração clara de que os carros não conseguem fazer frente às ótimas Ferraris e à Lotus - pelo menos não a corrida toda.
Na verdade, nem dá pra falar muito da Lotus, que apesar do bom carro só tem um piloto, Raikkonen. Não sei porque dessa decisão de correr esse ano só com um piloto (nem sabia que isso era possível pelo regulamento), sendo que gente como Kamui Kobayashi e Bruno Senna ficaram sem lugar na F1. Apesar de eu achar o Finlandês um seríssimo candidato ao título, fica difícil pra equipe traçar estratégias com apenas um piloto na pista.
Nessa acabamos tendo uma corrida com boas ultrapassagens e com excelentes atuações do trio que foi ao pódio. Ao Massa falta apenas a regularidade - e que a Ferrari trabalhe sempre bem como trabalhou neste fim de semana -, pois ao sair de 8º e terminar em 3º ele mostrou que está sim muito mais motivado e aguerrido esse ano.
Alonso, mesmo não sendo o líder do campeonato, se mostra o favorito ao título. Isso, claro, se a Red Bull não encontrar o caminho, pois com o carro em dia Vettel continua no páreo. E Raikkonen, como eu disse, é a terceira força que não se deve subestimar.



RESULTADOS

PosNoDriverTeamLapsTime/RetiredGridPts
13Fernando AlonsoFerrari661:39:16.596525
27Kimi RäikkönenLotus-Renault66+9.3 secs418
34Felipe MassaFerrari66+26.0 secs915
41Sebastian VettelRed Bull Racing-Renault66+38.2 secs312
52Mark WebberRed Bull Racing-Renault66+47.9 secs710
69Nico RosbergMercedes66+68.0 secs18
714Paul di RestaForce India-Mercedes66+68.9 secs106
85Jenson ButtonMcLaren-Mercedes66+79.5 secs144
96Sergio PerezMcLaren-Mercedes66+81.7 secs82
1019Daniel RicciardoSTR-Ferrari65+1 Lap111
1112Esteban GutierrezSauber-Ferrari65+1 Lap19
1210Lewis HamiltonMercedes65+1 Lap2
1315Adrian SutilForce India-Mercedes65+1 Lap13
1416Pastor MaldonadoWilliams-Renault65+1 Lap17
1511Nico HulkenbergSauber-Ferrari65+1 Lap15
1617Valtteri BottasWilliams-Renault65+1 Lap16
1720Charles PicCaterham-Renault65+1 Lap22
1822Jules BianchiMarussia-Cosworth64+2 Laps20
1923Max ChiltonMarussia-Cosworth64+2 Laps21
Ret18Jean-Eric VergneSTR-Ferrari52Accident damage12
Ret21Giedo van der GardeCaterham-Renault21Wheel18
Ret8Romain GrosjeanLotus-Renault8Suspension6

Destaques

Melhor da Corrida: As Ferraris, com méritos pra equipe e pilotos.
Pior da Corrida: Mercedes e Hamilton, que largou em primeiro e conseguiu ser ultrapassado até pelo Gutiérrez e terminou em 12º.
Surpresa: Uma surpresa ruim, a meu ver, o desempenho pífio das Force India, que vinham tão bem no início do campeonato.
Troféu Ukyo Katayama: Caterham, como salientou o Tazio: "Guiedo van der Garde foi obrigado a abandonar a prova após perder uma roda no meio da pista. Isso aconteceu após o segundo pit stop do piloto, e por conta de o liberarem para a corrida com ela solta, a equipe foi multada em um valor de €10,000".
Momento "Joaquim José da Silva Xavier": "Vou fazer uma inconfidência". Galvão Tiradentes Bueno, ao revelar que o comentarista pimpão Rubens Barrichello conversara com Felipe Massa sobre sua estratégia no dia anterior à corrida.


E a seguir: Mônaco!


Bem, pra muitos da minha idade, essa era a cara de Mônaco.

Até lá!